Os Vestibulares de São Paulo estão entre os mais concorridos do país. A cada ano, alunos de todos os cantos do Brasil participam das seleções que ocorrem no estado. Uma das particularidades desses vestibulares é que eles não utilizam ou utilizam de forma parcial a nota do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa forma, as etapas são muito diferentes e precisam ser analisadas com mais cuidado. Assim, trago hoje as especificações dos vestibulares mais conhecidos - FUVEST, UNICAMP e UNESP.
FUVEST é o vestibular da Universidade de São Paulo - USP. A instituição oferece mais de 8 mil vagas em diversos cursos. Para iniciar o processo seletivo, o aluno deve escolher uma área de conhecimento (Humanas, Exatas ou Biológicas). Após escolher a área, o aluno deve escolher até 4 opções de cursos que estejam relacionados a essa área.
A seleção é composta por duas fases: a primeira fase é constituída por uma prova de múltipla escolha com 90 questões sobre as disciplinas do Ensino Médio (Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química) e ainda algumas questões que podem ser interdisciplinares, ou seja, trabalham com duas ou mais disciplinas ao mesmo tempo; já a segunda fase é formada por uma prova discursiva com 10 questões de Português e 12 questões específicas, que trabalharão com as disciplinas da área de conhecimento escolhida.
Além disso, a segunda fase também possui uma prova de Redação que trabalha com temas abstratos, isto é, temas mais filosóficos e subjetivos.
Por fim, a FUVEST também exige uma lista de leituras obrigatórias. São obras que cairão na prova de Português, tanto na fase objetiva quanto na fase discursiva. Os livros escolhidos para o vestibular de 2021 são estes:
Poemas Escolhidos – Gregório de Matos
Quincas Borba – Machado de Assis
Claro Enigma – Carlos Drummond de Andrade
Angústia – Graciliano Ramos
A Relíquia – Eça de Queirós
Mayombe – Pepetela
Campo Geral – Guimarães Rosa
Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles
Nove Noites – Bernardo Carvalho
A Universidade de Campinas - UNICAMP oferece diversas vagas, todos os anos, em diferentes cursos. Para iniciar o processo seletivo, o aluno também precisa escolher uma área de conhecimento (Humanas/Artes, Exatas/Tecnológicas ou Biológicas/Saúde).
A seleção também é formada por duas fases: a primeira fase é constituída por uma prova objetiva de conhecimentos gerais que trabalha com as disciplinas do Ensino Médio (Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química) e, assim como a FUVEST, algumas questões também podem ser interdisciplinares; já a segunda fase é constituída por provas discursivas - no primeiro dia, temos as provas de Língua Portuguesa, Literaturas e Inglês, que são obrigatórias para todos os candidatos; e, no segundo dia, há a prova específica, com questões das disciplinas que estejam de acordo com a área de conhecimento escolhida por cada candidato.
A prova de Redação apresenta duas propostas que trabalham com dois gêneros textuais distintos e o aluno deve escolher uma dessas propostas. Cartas, Manifestos e Textos para Podcasts foram alguns gêneros já trabalhados pelo vestibular.
Assim como a FUVEST, a UNICAMP também possui uma lista de leituras obrigatórias. Na seleção de 2021, a banca se preocupou em escolher obras de fácil acesso e de domínio público, por conta da pandemia de coronavírus. Os livros escolhidos foram estes:
Sonetos escolhidos, de Camões
Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s
O Espelho, de Machado de Assis
O Marinheiro, de Fernando Pessoa
A Falência, de Júlia Lopes de Almeida
O Ateneu, de Raul Pompeia
Sermões, de Antonio Vieira
A Universidade Estadual Paulista - UNESP oferece diversas vagas em diferentes cursos. O aluno também precisa escolher uma área de conhecimento (Exatas, Humanas ou Biológicas), pois será importante para a fase discursiva.
A seleção é composta por duas fases: a primeira fase é objetiva, com questões de todas as disciplinas do Ensino Médio; e a segunda fase é discursiva, constituída por questões das disciplinas do Ensino Médio e por questões das disciplinas específicas da área de conhecimento escolhida.
Além disso, há a prova de Redação que trabalha com a tipologia dissertativo-argumentativa, a mesma utilizada pelo ENEM. Os temas costumam trabalhar com assuntos filosóficos/subjetivos e a frase tema tende a ser uma pergunta. Como exemplo, temos o tema do vestibular de 2020 que foi: “O carro é o novo cigarro?”.
Diferentemente dos outros vestibulares, a UNESP não trabalha com uma lista de leituras obrigatórias. Além disso, o aluno que fizer o ENEM pode utilizar a nota para a média final da prova objetiva da UNESP. Esse tipo de seleção é nomeado como vestibular misto, ou seja, quando a instituição utiliza seu próprio processo de seleção e também o ENEM.
Fonte: AAA Assessoria Vestibulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário